Tecnologia

Atualizado em 23 mai 2013 22h40

Dança sincronizada de grupo de robôs (NAO)

  • URL Curta:
Dança sincronizada de grupo de robôs (NAO)
A empresa francesa de robótica Aldebaran colocou seus robôs para dançar. Sem precisar ensaiar, um grupo de sete androides dança conforme uma coreografia.

Batizado de NAO, os robôs têm altura de 58 centímetros, com processador Intel ATOM 1,6ghz, sistema operacional Linux e bateria de 27Wh que fornece autonomia aproximada de até 2h, dependendo do uso.

As máquinas NAO já participaram da Copa do Mundo de Futebol para robôs, mas agora chegou a hora de rebolar. “O objetivo desse trabalho é robustecer a sincronia de um grupo de robôs humanoides e demostrar isso experimentalmente em uma coreografia de oito robôs”, escreveram Patrick Bechon e Jean-Jacques Slotine, pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Membros do laboratório de sistemas não-lineares do instituto, eles desenvolveram o sistema de sincronia em parceria com a Aldebaran.

Para testar se continuariam no ritmo mesmo após uma interrupção, no meio da coreografia, os pesquisadores fazem um dos dançarinos sentar. No entanto, o robô se levanta e logo entra no ritmo dos demais.

O NAO é utilizado ao redor do mundo em universidades e escolas com o propósito educacionais. O intuito, no futuro, é fazer com que os androides sigam gestos humanos tão precisamente quanto se sincronizam entre si.

- Outras informações: aldebaran-robotics.com

Informações: G1

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.