Tecnologia

23 mai 2013 21h50

NASA investe em impressora 3D que imprime comida

  • URL Curta:
A Agência Espacial Americana (NASA), decidiu investir 125 mil dólares num protótipo de uma impressora 3D nada normal: é que a máquina imprime comida.

O aparelho poderá constituir um grande avanço para a agência, já que, desta forma, os astronautas teriam uma nova opção alimentar e mais variedade durante longas viagens.

O projeto está sendo desenvolvido pela empresa Systems & Materials Research Corporation e muita coisa poderá mudar nas próximas viagens espaciais, caso os criadores tenham sucesso.

Armazenar alimentos para viagens que duram meses ou mesmo anos não é fácil, já que as atuais embalagens ocupam muito espaço e a comida estraga relativamente rápido.

Para imprimir os alimentos, a impressora conta com cartuchos cheios de materiais biológicos como óleos, proteínas em pó e hidratos de carbono. Combinando os ingredientes de cada cartucho, a impressora será capaz de criar uma refeição, camada por camada. E o melhor é que cada cartucho tem uma validade de 30 anos.

No entanto, os responsáveis pelo projeto querem ampliar seu uso além do espaço e contribuir para os problemas de escassez de comida no mundo. A máquina atualmente imprimi chocolate. O próximo desafio, de acordo com a empresa, será imprimir uma pizza.

Informações: tecnologia.com.pt

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.