Tutoriais

Atualizado em 05 mai 2011 09h41

Instalar SAMBA, Torrent e Impressora no TP-Link WR1043ND ( Introdução )

  • URL Curta:
Finalmente vou compartilhar aqui neste tutorial todo o meu conhecimento e experiência de uso do firmware alternativo da dd-wrt no tp-link wr1043nd.

O firmware é excelente, pois dá liberdade para usar vários pacotes e agregar recursos ao roteador e tudo isso graças ao linux. A minha experiência nestes 8 meses de uso do firmware no tp-link tem sido positiva. Claro que roteador e firmware não são perfeitos, mas é muito melhor que o padrão.

O hardware da tp-link que hoje já pode ser encontrado por R$ 140,00 é modesto, mas suficiente para a maioria das pessoas. Um CPU Atheros AR9132 400MHz, 32MB RAM e 8MB Flash, para mais informações acesse: http://mndti.com/w7

Um roteador com configuração de dar inveja é o ASUS RT-N16: CPU Broadcom4718A 533 MHz, 128MB RAM e 32MB Flash. Entretanto seu custo é altíssimo, no mercadolivre quase não encontra esse modelo a venda e o mais barato sai na faixa de R$ 600. Logo o custo x benefício do wr1043nd é inquestionável.

A última versão estável do firmware da dd-wrt é 14.896, da qual usei muito tempo e realmente quase não tive problemas. Assim se você ficar indeciso em usar uma versão mais recente, porém em desenvolvimento, deve acessar os tutoriais abaixo para instalar os pacotes mencionados:

Tutorial - Inglês para a versão 14.896
Tutorial: wrt160nl.org
PDF: wr1043nd.pdf

Este tutorial foi elaborado com base na versão 16.214 e qualquer versão abaixo da mesma poderá não funcionar. O motivo de está usando esta versão e a grande vantagem da mesma é a integração do samba nos serviços na parte NAS. Que por sinal tem se mostrado excelente.

A dd-wrt tem um rico material (wiki) disponível para instalação de pacotes, entretanto eles não funcionam no roteadores atheros, pelo seguinte motivo:
[quote]O iPKG não pode trabalhar sobre este roteador, pois ele é MIPS. A fonte de software iPKG só trabalha em mipsel. Você pode instalar opkg e usar isso para fazer o download automático de pacotes de software do OpenWrt.[/quote]

Então é justamente isso que venho trazer hoje, durante 8 meses juntei material e estudei bastante para fazer o opkg funcionar neste roteador. Consegui também montar um script automatizado que facilitará o trabalho para todos usuários, assim o conhecimento para instalar esses recursos será mínimo.

Requisitos:
- Firwmare DD-WRT build 15.778 até 16.214
- HD Externo ou Pendrive de 4GB
- MiniTool Partition Wizard
- PuTTY

* Não tenho certeza a partir de qual build que contém o samba, mas imagino que a partir da 15, mas nas builds 16.454, 16.754 e 16.785 o script não funciona, apresenta erro: "bus error".
  1. Preparando o HD
  2. Configurando o Samba
  3. Opkg e Transmission

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.