Info / Artigos

08 jul 2010 20h41

Fonte de qualidade e potência real é fundamental

  • URL Curta:
Há muitos anos atrás quando montava meu computador 1º e único até o momento já sabia que teria que investir em uma fonte de boa qualidade e de potência real. Essa aquisição era fundamental na época, pois o sistema que estava montando incluía um mobile para overclock.

Configuração:
Athlon XP Mobile 2400+
Placa Mãe A7N8X-E Deluxe
HD SATAI 120GB
Gab. Kit Goldship 1840 (com fonte genérica)
2 x 512DDR 400Mhz
Cooler Vcom 17B
Placa de Video Ati Radeon 9600 Pro 128MB
Monitor Samsung SyncMaster 795MB

Como já se podem imaginar, como a maioria das pessoas eu acabei não "esquentando" muito a cabeça de usar essa fonte genérica, mesmo depois de ler vários tópicos sobre overclock. Na verdade resolvi assumir o risco. Nesta referida data paguei valores absurdos para montar esse PC. Claro que não me arrependi, pois o mesmo me atende até hoje e no caso que não jogo, não preciso preocupar. Já arrumei muitos computadores onboard com processadores e placa-mãe mais novos e "superiores" que não conseguem ter um bor desempenho.
Por isto o conjunto é fundamental, esta placa era top e isso fazia a diferença para overclock a 400Mhz e dual channel.

Apesar da ousadia eu acabei montando com a fonte genérica o que funcionou por bastante tempo, pra dizer a verdade até poucos dias atrás. Pelos meus cálculos devo ter ficado com essa fonte genérica aproximadamente 7 anos. Nestes 7 anos muitas coisas aconteceram, entre elas está o adaptador de REDE de 100mpbs que parou de funcionar e também o som onboard. Ainda bem que ela tem uma gigabit extra. O som eu resolvi comprando uma SB Live 5.1 da qual uso até hoje. Não vou afirmar que esses problemas são decorrentes de fonte, pois eu fazia muitos testes com esse computador, bios mod, overclock e dessa forma fica difícil apontar a causa exata.

Nestes anos passados eu cheguei a usá-lo para jogar jogos da época tipo GTA, Need for Speed entre outros. As vezes tudo ficava bem, mas em diversas ocasiões eu me deparava com ele travando e aparecendo a famosa tela azul. Sistema operacional na época? Windows XP Pro SP1. Durantes esses anos por incrível que pareça não liguei muito para este fato, até porquê quase não jogava e quando começava a jogar algo, logo que começa a perder já desistia do jogo. Nunca tive paciência de zerar um jogo.

Apesar da inexistência dessas travadas sem jogos, muito raramente eu me deparava com outra situação curiosa. O HD dava pau e parava de responder ou ficava lento, ou fazia um baralho estranho. Quando reiniciava o PC o HD simplesmente não aparecia mais na tela de gerenciamento do controladora SATA. Convivi com esse incômodo por todos esses anos, mas até que não me irritava muito já que não era muito frequente. Detalhe: usava com esse fonte genérica conectores (adaptador) para conectar o cabo de força do HD. Pois é essa fonte não tinha conector SATA nativo da fonte. Não me lembro a data ao certo, mas investi em um monitor LCD, troquei o 795MB por um LG W1952TQ. Diferenças? Desde consumo de energia de 90W para 35W (meu bolso agradece). Resolução, qualidade das imagens, DVI, widescreen, tela maior, etc.

Por volta de 1 mês atrás passei a conviver com várias tela azul, travamento do firefox, explorer travando. Sistema operacional?
1. Windows 7 Ultimate
2. Windows XP PRO SP3
3. Ubuntu 8 / 9

Usei a versão RC do windows 7 por uns 4 a 6 meses sem me incomodar. Depois que instalei a versão final, não lembro quando tempo usei até começar as malditas telas. Verifique drivers, dispositivos e tudo que era possível. Os travamentos começaram a ficar irritantes e não me deixava trabalhar ou perdia trabalhos ou tinha que reiniciar e reabrir todos programas. Vontade de chutar tudo? Só um pouco. Passei a usar o windows xp já que ele pelo menos me deixa trabalhar um pouco mais de tempo. No ubuntu ele nunca deu problema, porém usava muito pouco, apenas para testar redes.

Desde que usava o windows vista os 2 x 512MB já não me satisfazia, mas continuei a usar até que começou esses travamentos resolvi aproveitar e comprar 2 x 1GB (Corsair value 400Mhz). Eu já sabia que o problema não era das memórias, pois fiz vários testes e nenhum deles acusou problema na mémoria, comprei mais para ter mais memória disponível e usar uma memória de mais qualidade, já que essa placa-mãe supostamente não dava bem com certas memórias genéricas.

Um certo dia levantei e o sistema já não dava boot, fui verificar e o hd tinha sumido as partições. Detalhe 2: eu tinha outro HD IDE de 80GB onde estava o windows xp + linux. Entrei pelo windows xp e o HD apesar de ser detectado na controladora sata, não aparecia no windows. No gerenciador de partições vi que o hd estava lá, porém os dados as partições foram todas para o saco. Desespero? Só um pouco afinal tinha projetos de sites em desenvolvimento + documentos e dados importantes.

Muita calma nessa hora, eu tentava. Com o GetDataBack consegui visualizar e ver todos arquivos, uffa. Recuperei alguns arquivos necessários. Adquiri então um HD Seagete SATA II 500GB. Instalei o windows, recuperei todos os dados, incluindo vídeos, filmes, seriados, músicas e documentos. Mais calmo? Quase calmo se não fosse os problemas que persistiam em continuar. Eu testei o HD de 120GB com o utilitário da seagate seatools, por isto resolvi adquiri o de 500GB para não correr risco de perder os dados de vez. Junto com esse HD veio a esperança de sanar esses problemas. Mas não aconteceu.

A solução que parecia óbvia?

Já olhava no mercadolivre: Athlon II X2 / X4 + Placa mãe nova + memórias nova. O custo? Nada legal, não estava nem um pouco em investir nestes produtos, apesar de ser uma boa pedida. O que me fazia pensar duas vezes é principalmente os novos processadores + SATA 6 gbps + USB 3. Placa mãe com esses recursos? Muito salgado. Mas o pior investir em nesta placa mãe se não temos HD 6gbps sendo comercializados e periféricos usb3. Toda opção que me aparecia era complicado.

Mas qual o fator fundamental em todas essas opções? A maldita fonte, pois é esta genérica que eu usava era apenas 20 pinos, ou seja eu teria que adquirir uma nova fonte de qualquer maneira. Nos meus ideais foi sempre ter uma fonte de qualidade e potência real. A tão sonhada solução era unir a necessidade de ter que adquirir a fonte usá-la posteriormente caso necessário. Desta forma eu já tinha para o upgrade: Fonte + HD.

Para minha completa realização esse upgrade não foi necessário. Inicialmente estava em dúvida entre duas fontes:
1. Fonte Corsair 450W VX Series - CMPSU-450VX
2. Fonte Enermax 500W Liberty DXX - ELT500AWT

A diferença visível entre as duas é que a enermax é modular. Estava quase adquirindo a enermax por R$ 349,00 + frente. Exatamente, dói no bolso que é uma maravilha. Entretanto resolvi pesquisar mais. Até que encontrei indicações da corsair (R$ 299,00 + frete) e li os testes feitos pelo Clube do Hardware.

Testes
- Teste da Fonte de Alimentação Corsair VX450W
- Teste da Fonte de Alimentação Enermax Liberty DXX 500W

Local da compra: Waz
- Fonte Corsair 450W VX Series - CMPSU-450VX - Box

Depois de ler os testes? Nem precisava pensar, apesar do cabeamento modular, Corsair = 85% ou mais de eficiência e Enermax = 80%. No meu sistema essa corsair deve ter a eficiência acima dessa medida. O final da história?

Nunca mais uso fonte genérica, meu computador parece outro, até hoje não travou. O firefox até hoje não travou, o explorer continua 100% e as telas azul sumiram. O HD não some mais e as travadinhas foi-se juntamente com o barulhinho suspeito da qual eu sempre imaginei que fosse problema da controladora SATA. E pra completar a alegria tem redução da conta de luz.
ESSA FONTE É SHOW E COMPRARIA ELA OUTRA VEZ SE NECESSÁRIO

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.