Tecnologia

Atualizado em 02 jun 2010 21h45

A7N8X-E - Sata 4284 - Suporte HD 1Tb (1000Gb)

  • URL Curta:
Vou anexas pra vocês a bios com a versão 4284 da controladora sata sil3112. Com esse driver, segundo pesquisas que fiz a placa aceita HD de 1Tb (1000gb). Vale ressaltar que não cheguei a testar HD de 1TB, aqui no meu PC eu uso de 500GB. A fonte que pesquisei é confiável. Outra observação importante é que a a7n8x-e tem controlada sata 1, como os hds atuais são sata 2 (300MB/s) eles irão funcionar apenas como sata 1 (150MB/s). Dessa forma seu HD irá trabalhar limitado.

Os HDs vem com uma tabela de jumpeamento para ser usada para definir como sata 1. Aqui em casa apenas pluguei o HD e ela reconheceu e já limitou ao sata 1, dessa forma não precisei usar o jumper para limitar ao sata 1. Tem controladoras sata que não reconhece o HD se o mesmo não estiver jumpeado, se isso ocorrer faça o processo.


Essa bios é uma bios modificada pelo usuário conhecido como Trats. Usem por sua conta e risco. Uso ela aqui na minha placa há anos e nunca tive problemas.

No anexo tem dois arquivos:
- a7n8xe1t.bin - Command Rate (CR) 1T (para timings mais agressivos - pode causar instabilidade - recomendado para amantes de overclock)
- a7n8xe2t.bin - Command Rate (CR) 2T (recomendado para a maioria dos usuários e acima de 1GB de RAM - Se estiver em dúvida, use 2T)

Como atualizar?
Arrume um disquete vazio, copie um dos arquivos .bin para o disquete e reinicie o computador.
Quando aparecer o logo da placa, aperte Alt + F2. Quando ele carregar o utilitário (bios flash) insira o nome do arquivo, dê enter e aguarde o processo de atualização. Pode ser necessário reconfigurar algumas opções após esta atualização, basta entrar no setup (delete).

Obs: de forma alguma interrompa o processo de atualização, pois poderá causar danos irreversíveis a sua placa-mãe.

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.